Webquest é uma atividade de aprendizagem que aproveita a imensa riqueza de informações que, dia a dia, cresce na Web.
O conceito de webquest foi criado em 1995, por Bernie Dodge, professor da universidade estadual da Califórnia, EUA, como proposta metodológica para usar a Internet de forma criativa.
"Webquest é uma atividade investigativa, em que alguma ou toda a informação com que os alunos interagem provém da Internet."
DICAS
Um desafio aos professores para os alunos
Criador de Webquet Aprendaki (Brasil) -
Webquest Creator 2
Sites que hospedam diversas Webquests criadas por professores
Criador de Webquet Aprendaki (Brasil) -
Webquest Creator 2
Phpwebquest (Brasil)
edufor phpwebquests (outra lista de webquest- Portugal)
A Nossa Escola (Portugal)
CFPA Webquests (Portugal)
phpwebquest (em espanhol)
phpwebquest (nova lista em espanhol)
Directório de webquest (em espanhol)
SENAC SP - Webquest
Alguns exemplos de Webquest
As formas da cidade de Santa Maria
Resolvendo problemas ambientais
Entendendo a conta de energia elétrica
Energia Hídrica
Anemia Ferropriva
Alimentos Funcionais
edufor phpwebquests (outra lista de webquest- Portugal)
A Nossa Escola (Portugal)
CFPA Webquests (Portugal)
phpwebquest (em espanhol)
phpwebquest (nova lista em espanhol)
Directório de webquest (em espanhol)
SENAC SP - Webquest
Alguns exemplos de Webquest
As formas da cidade de Santa Maria
Resolvendo problemas ambientais
Entendendo a conta de energia elétrica
Energia Hídrica
Anemia Ferropriva
Alimentos Funcionais
Energias para o Futuro
Desvendando o DNA - Biologia
Acentuação - Webquest para construir um jogo "Resta Uma", baseando-se nas regras de acentuação.
Formas Geométricas - Webquest para construir uma obra de arte com formas geométricas, como a dos grandes mestres.
As Rochas Magmáticas
História de Barra de Garças - MT
Quanto Lixo
Copa do Mundo 2014
Higiene Pessoal - Resposta em um Google Docs
O que você come?
Descrição geral
Em geral, uma webquest é elaborada pelo professor, para ser solucionada pelos alunos, reunidos em grupos.
A webquest sempre parte de um tema, e propõe uma Tarefa, que envolve consultar fontes de informação especialmente selecionadas pelo professor.
Essas fontes (recursos) podem ser livros, vídeos, e mesmo pessoas a entrevistar, mas normalmente são sites ou páginas na Web.
É comum que a Tarefa exija dos alunos a representação de papéis, para promover o contraste de pontos de vista ou a união de esforços em torno de um objetivo.
Tipos
Webquest curta - leva de uma a três aulas para ser explorada pelos alunos e tem como objetivo a aquisição e integração de conhecimentos.
Webquest longa - leva de uma semana a um mês para ser explorada pelos alunos, em sala de aula, e tem como objetivo a extensão e o refinamento de conhecimentos.
Seções da WQ
Como regra geral, uma webquest é constituída de sete seções:
- Introdução
- Tarefa
- Processo
- Fontes de informação
- Avaliação
- Conclusão
- Créditos
Introdução
A Introdução é um texto curto, que apresenta o tema e antecipa para os alunos que atividades eles terão de realizar.
Se a WQ tem um cenário ou pede representação de papéis ("Você é um detetive tentando descobrir um poeta misterioso"), isso deve ser mencionado na Introdução.
Se a WQ tem um cenário ou pede representação de papéis ("Você é um detetive tentando descobrir um poeta misterioso"), isso deve ser mencionado na Introdução.
Tarefa
A Tarefa descreve que “produto” se espera dos alunos ao final da webquest e que ferramentas devem ser utilizadas para elaborá-lo (um determinado software, por exemplo).
Exemplos de Tarefas:
- resolver um problema;
- solucionar um mistério;
- formular e defender uma opinião;
- analisar uma problemática;
- colocar em palavras uma descoberta pessoal;
- elaborar um resumo;
- inventar uma mensagem persuasiva;
- redigir um relato jornalístico, ou
- qualquer coisa que exija dos aprendizes processar e transformar as informações coletadas.
Processo
O Processo deve apresentar os passos que os alunos terão de percorrer para desenvolver a Tarefa. Quanto mais detalhado for o processo, melhor.
Exemplo:
- Primeiro, formem grupos de três alunos.
- Em seguida, decidam o papel que cada um vai representar.
- ...e assim por diante.
Fontes de informação
As fontes de informação (também chamadas de recursos) são os sites e páginas Web que o professor escolhe e que devem ser consultados pelos alunos para realizar a Tarefa.
As fontes de informação costumam ser parte integrante da seção Processo, mas também podem constituir uma seção separada.
Avaliação
Na seção Avaliação, o aluno deve ser informado sobre como o seu desempenho será avaliado e em que casos a verificação será individual ou coletiva.Conclusão
A Conclusão deve resumir, em poucas frases, os assuntos explorados na webquest e os objetivos supostamente atingidos.
A conclusão é também o espaço para incentivar o aluno a continuar refletindo sobre o assunto, através de questões retóricas e links adicionais.
Créditos
A seção de Créditos deve apresentar as fontes de todos os materiais utilizados na webquest: imagens, músicas, textos, livros, sites, páginas Web.Se as fontes são sites ou páginas Web, colocam-se os links. Quando os materiais são físicos, colocam-se as referências bibliográficas.
Créditos é também o espaço dos agradecimentos a pessoas ou instituições que de algum modo tenham colaborado na elaboração da webquest.