16/02/2012

MEC abre concurso de cinema nas escolas

O Programa Mais Educação abre inscrições para o concurso Escola, Roteiro e Cinema, que tem como foco estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental das escolas públicas. O concurso é promovido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI).
As inscrições devem ser feitas até 15 de abril. O prêmio para os vencedores será uma viagem à cidade de Salamanca, na Espanha, em setembro deste ano.
Com o tema “O lugar onde vivo”, o objetivo do concurso é estimular os jovens a escrever, a expressar ideias e sentimentos, além de aproximá-los do cinema e da televisão.
Antes de escrever o trabalho, o estudante deve escolher algo típico sobre os costumes da região onde reside, como lendas, tradições, testemunhos, memórias. Pode concorrer um aluno, ou um grupo de até quatro colegas.
A inscrição consta de roteiro para um filme de curta-metragem de até três minutos, sinopse e dados de identificação do autor ou autores, além de carta do diretor da escola e pré-autorização dos pais ou responsáveis pelo estudante.