08/06/2010

Lições do Rio Grande

Nos dias  31 de maio, 01 e 02 de junho estivemos participando da etapa presencial das "Lições do Rio Grande" organizada pela 7ª CRE, tendo como orientadores os professores da URI. Nossa presença neste encontro teve o objetivo de conhecer a proposta de trabalho que as escolas irão desenvolver através dos referenciais curriculares. 
O trabalho por projetos a ser desenvolvido nas escolas envolve também as tecnologias. É de responsabilidade do professor permitir que o aluno tenha acesso contínuo às redes digitais, para assim não serem excluídos das aprendizagens que este meio oferece. As tecnologias digitais estão presentes nas escolas para facilitar a pesquisa, a comunicação, autoria e divulgação em rede.
A equipe do NTE tem estado junto as escolas com cursos de 40h e sensibilizações de 8h os quais visam incentivar os professores no uso das tecnologias em atividades colaborativas, de pesquisas e projetos. O professor é o promotor da organização das atividades de discussões,  de orientação, onde os alunos exercitam a autoria, dando forma ao seu pensar, saindo da escola sabendo muito mais do que simplesmente  utilizar as ferramentas do msn e do orkut.