23/07/2012

13 º Fórum Internacional Software Livre

Na 13ª edição do Fórum Internacional Software Livre, as atrações voltadas ao mercado de TI não são novidade. Este ano, juntamente com as tradicionais palestras técnicas, oficinas, debates, workshops, encontros de usuários, eventos comunitários, atelier livre de robótica, festival de cultura, mostra de vídeo livre e as discussões sobre a importância política e econômica não só do Software Livre como do conhecimento compartilhado em geral, o evento dedica atenção especial ao mercado empresarial.

Além de promover a 1ª Rodada de Negócios e Competências, em parceria com o SEBRAE-RS, o fisl13 contará com uma série de palestras voltadas a empreendedores. A Oficina Ginga e Empreendedorismo é apenas um exemplo: mostrará como é possível rentabilizar através da produção para a TV Digital.

Para quem gosta de escrever sobre tecnologia em geral, o fisl será também oportunidade de conseguir uma colocação no mercado: o portal Tech Tudo é parceiro do evento, e recrutará colaboradores dentre os participantes.

O evento acontece de 25 a 28 de julho, no Centro de Eventos da PUC-RS, em Porto Alegre.

Confira a agenda completa e os palestrantes de destaque no site: http://softwarelivre.org/fisl13

Por uma cultura hacker na Educação

O NTE Passo Fundo, está integrando a equipe organizadora do 2º SENID - Seminário Nacional de Inclusão Digital, que ocorrerá nos dias 08, 09, e 10 de abril de 2013, na UPF - Universidade de Passo Fundo. No dia 05/07 estivemos participando da primeira reunião com as instituições que fazem parte da organização do evento. O tema do SENID, para este seminário é:  "Por uma Cultura hacker na Educação". Este tema surgiu a partir da observação de que as Instituições de Ensino, inseridas em um contexto de conexão e de espaços digitais que privilegiam e potencializam a autoria, devem se apropriar das tecnologias de inclusão digital de forma inovadora, inusitada, revolucionária e criativa! As ações hacker possuem uma ética baseada na cooperação/colaboração. 
Entre as inúmeras opções que SENID oferecerá, estarão as atividades na área de inclusão digital específicas para o ensino básico, uma programação especial para estudantes do ensino médio, e dois eventos paralelos destinados aos NTEs e NTMs.
No site do SENID 2013 você pode obter masi informações.